O que leva quatro jovens, em oito meses de atividade, a venceram dois prémios internacionais e a conquistaram três grandes projetos? A resposta é simples: a excelência do seu trabalho! Jorge Oliveira, Luís Oliveira, Rafael Azevedo e Abel Soares são os quatro profissionais que, vindos de Viana do Castelo, Braga e Coimbra, criaram a Blleb, uma das startups incubadas no IEMinho. O design aliado à engenharia web é um dos principais fatores diferenciadores desta empresa, que encara uma plataforma digital como um meio de comunicação das marcas: “O design e a comunicação na web devem ser trabalhados e explorados, tal como se trabalha um outdoor ou um cartaz”, explica Luís Oliveira, o diretor criativo da Blleb. Perfecionismo é a palavra de ordem para uma atividade contínua de criação, que se traduz no trabalho diário da empresa: criar e projetar marcas em plataformas digitais. Os projetos são sempre ambiciosos e a…
Ser uma referência a nível internacional é o objetivo desta jovem empresa criada por um grupo de investigadores e professores da Universidade do Minho e incubada, desde fevereiro deste ano, no IEMinho – Instituto Empresarial do Minho.Direcionada para as geociências, nomeadamente nas áreas da conservação, geoturismo e cartografia, a Geosite trabalha todo o processo de valorização do património natural ligado à geologia. Perante a geodiversidade, esta empresa seleciona os elementos mais importantes, que contam uma parte da história da Terra, quer seja pela sua raridade ou pelo seu elevado valor científico, cultural ou estético. Nestes casos, poderemos estar perante geossítios, que merecem e devem ser preservados e promovidos. Quando identificado um conjunto de geossítios num determinado território, há a possibilidade de o mesmo ser classificado como Geoparque. No entanto, esta qualificação da UNESCO exige três critérios essenciais. Além de ter património geológico de excelência – os geosítios –, um geoparque…
Thursday, 17 July 2014 17:35

Visit Portugal a partir do IEMinho

Um portal turístico para conhecer o Portugal profundo, com as especificidades de cada região em cada época do ano. Tudo, documentado com uma imagem cuidada, que aposta na fotografia e nos vídeos HD. É assim que se resume o projeto Visit.pt, incubado no IEMinho há pouco mais de um ano. Vicente Marques, o jovem empreendedor que lidera a Visit, não se cansa em destacar o valor e a força da imagem no seu portal. Com produção própria, a Visit assina a grande maioria das fotografias e dos vídeos do Visit.pt. Imagens que pretendem comunicar com realismo a imagem atual e moderna que querem transmitir de Portugal e das suas regiões. Como explica Vicente Marques, “Portugal é muito mais que sol e mar, é um país único com caraterísticas específicas nas diferentes regiões e nas diferentes épocas do ano”. Com formação em “Relações Internacionais”, Vicente tem bem delineado o seu público-alvo:…
Quatro ideias de negócio da autoria de quatro jovens empreendedores da região, foram hoje apresentadas no IEMinho - Instituto Empresarial do Minho, em Vila Verde. Este é o resultado das sessões técnicas de "Gestão para novos empreendedores"promovidas pelo IEMinho no âmbito do projeto Minho Empreende.Após várias sessões em torno do que é ser empreendedor, quais as competências necessárias ao empreendedorismo, a capacidade de trabalhar em equipa, o coaching  para liderança pessoal das equipas e a construção da ideia de negócio, da ideia à ação,os participantes aperfeiçoaram as suas ideias de negócio e hoje apresentaram-nas publicamente. São duas na área agroalimentar, uma na área do calçado e outra direcionada para serviços.Recorde-se que estas ações são desenvolvidas pelo IEMinho, no âmbito do projeto Minho Empreende, cujos objetivos principais passam por sensibilizar, promover e incentivar o  empreendedorismo no Minho, qualificando desta forma a região e apostando na inovação, competitividade e sustentabilidade dos seus…
A Dragotech Portugal apresentou no IEMinho, a 29 de maio, o software 3Cad Evolution,desenvolvido para a indústria. Desenvolvido pela Dragotech Portugal, o 3Cad Evolution é um configurador gráfico tridimensional, responsável pela ligação entre as diferentes fases de produção, o retalho e o cliente final. Sendo uma ferramenta que permite a integração com o software de gestão empresarial (ERP) e as máquinas de controlo numérico (CNC), possibilita a redução de  custos e o aumento das vendas, contribuindo para uma maior competitividade das empresas  que a utilizam.Neste momento, estão já firmadas parcerias para que o software 3Cad Evolution seja utilizado pelo Instituto Politécnico de Viseu, em contexto didático; assim como pela Universidade  do Minho, numa unidade curricular do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação.Desde outubro, e graças a este software, a Dragotech Portugal já firmou uma parceria com o maior distribuidor de máquinas de controlo numérico; assinou um…
Depois de Manuel Serrão abordar o tema "Sou empreendedor. E agora?" e de Vasco Marques ter desenvolvido o workshop "Google Marketing", a especialista em protocolo, Ana Santiago, irá dinamizar no próximo dia 30 de junho um workshop de duas horas sobre "Imagem e Protocolo". O protocolo escrito, ao telefone e à mesa, são algumas das áreas que a consultora e autora do livro "Qual é a sua melhor versão? Guia prático para a realização pessoal e profissional", irá abordar nesta ação marcada para as 15 horas.No mês de julho, os workshops regressam no dia 14, pelas 15 horas, pela mão da Master Coach, Sandra Ribeiro, com "Introdução ao Coaching". Dar a conhecer o que é o Coaching e apoiar as pessoas que participarão no workshop a encontrarem ferramentas para os desafios (de cada pessoa, departamento, instituição ou projecto) e soluções para os objetivos que precisam de atingir, é o lema…
Quem nesta época balnear frequentar a praia da Barragem da Queimadela, um dos pontos turísticos da cidade de Fafe, vai encontrar um moderno edifício de apoio àquela praia fluvial, com bar, esplanada, posto de primeiros socorros e instalações sanitárias públicas. Esta nova estrutura é da autoria da UCHI, empresa incubada no IEMinho, e foi adjudicada pela autarquia fafense pelo valor de 58 mil euros. Com uma área total de 155 metros quadrados, a infraestrutura é revestida a cortiça, um material português, ecológico, reciclável e sustentável.A versatilidade dos módulos da UCHI, que se podem integrar facilmente em qualquer ambiente, permitiu conceber esta estrutura com um design único e moderno, que servirá os milhares de pessoas que, no verão, se deslocam à praia fluvial da Barragem da Queimadela. Sediada no IEMinho, em Vila Verde, a UCHI – Lifestyle and Architecture, Lda. foi criada em 2013 por Eurico Silva e Manuel Silva. Depois…
Thursday, 19 June 2014 15:35

Visit Portugal a partir do IEMinho

Um portal turístico para conhecer o Portugal profundo, com as especificidades de cada região em cada época do ano. Tudo, documentado com uma imagem cuidada, que aposta na fotografia e nos vídeos HD. É assim que se resume o projeto Visit.pt, incubado no IEMinho há pouco mais de um ano.Vicente Marques, o jovem empreendedor que lidera a Visit, não se cansa em destacar o valor e a força da imagem no seu portal. Com produção própria, a Visit assina a grande maioria das fotografias e dos vídeos do Visit.pt. Imagens que pretendem comunicar com realismo a imagem atual e moderna que querem transmitir de Portugal e das suas regiões. Como explica Vicente Marques, "Portugal é muito mais que sol e mar, é um país único com caraterísticas específicas nas diferentes regiões e nas diferentes épocas do ano".Com formação em "Relações Internacionais", Vicente tem bem delineado o seu público-alvo: "É, num…
Quer aumentar os seus pontos de venda e ter uma loja online sem preocupações? A resposta está na DigitalSpecies, uma empresa de base tecnológica que assume toda a dinâmica inerente a uma loja online, desde os serviços de backoffice até à relação com o cliente, processamento de encomendas, comunicação e criação de canais de distribuição no mercado online; permitindo que as marcas se dediquem em exclusivo ao desenvolvimento dos seus produtos. Simplificar a vida às marcas é o objetivo da DigitalSpecies, que tem encontrado na indústria têxtil e do calçado um forte parceiro nesta área. Ao receio de muitos empresários em vender online, a DigitalSpecies responde com a dedicação de uma equipa que ilibe a marca de qualquer preocupação, que não seja a de produzir. “Nós tratamos de tudo”, é assim que Nelson Dias, sócio da DigitalSpecies, resume esta relação com os seus clientes que, diariamente, recebem a listagem de…
Page 1 of 3